Tecnologia e Inovação

A utilização do Aço na arquitetura e na decoração

Além das inúmeras possibilidades de uso, o aço é um material resistente, versátil e que denota muito bom gosto nas construções.

Por STEEL GROUP    |    Dia 18 July 2019

Há mais de um século que a utilização do Aço na arquitetura vem sendo apontada como uma das soluções mais inteligentes que se pode ter. Além do bom gosto e da versatilidade que o material proporciona, as peças em Aço são resistentes e podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.

Desde a emblemática Torre Eiffel, construída em 1889, até as aplicações mais corriqueiras da atualidade, o fato é que as múltiplas variações do Aço transformaram por completo a maneira de construir. Em termos de design e decoração, as peças aparentes também são muito elogiadas pelo público.

Concreto ainda predomina, mas Aço vem ganhando espaço

Diferentemente do que acontece em outros países, especialmente nos Estados Unidos, o uso do Aço ainda não é predominante no Brasil. Contudo, nos últimos 15 anos esse material tem ganhado o seu espaço tanto na estrutura das construções quanto no acabamento interno e externo.

Devido à sua leveza, precisão nas formas e adaptabilidade aos diferentes tipos de clima, o Aço tem sido a opção mais escolhida para o acabamento de grandes estruturas, como a cobertura de modernas arenas. A possibilidade de montá-las fora do canteiro de obras e fixá-las posteriormente torna a execução mais ágil. O resultado em termos de design é simplesmente exuberante.

Já nas residências a opção pelo Aço pode resultar em uma economia de até 30% no custo total da obra, além de redução de até 40% no tempo de execução. O aspecto estético salta aos olhos, pois a colocação de colunas e vigas metálicas dá ao ambiente um aspecto arrojado e único. 

Aço inox e Aço corten: a versatilidade do metal

O Aço inox é um material com resistência igual e, em alguns casos, até mesmo superior à de ligas de Aço comuns. Além disso, trata-se de um material resistente à corrosão, o que o torna uma ótima alternativa também para ambientes externos. 

A composição química do Aço inox varia de acordo com a sua necessidade de uso. A quantidade de cromo na ligação com o ferro, além da aplicação de outros componentes químicos podem representar ligas mais ou menos resistentes.

Já alta resistência à corrosão é, sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante do Aço corten, mas ela não é a única digna de menção. Esse é um material com pouca necessidade de manutenção e de instalação simples e rápida – o que ajuda os construtores a poupar tempo na execução de uma obra.

Além disso, a alta resistência mecânica (relação resistência-peso) permite a utilização de seções mais leves. Se comparado aos itens confeccionados em Aço comum, a durabilidade é maior. 

Contemporâneo, o material se sai bem em estruturas e tubulações de Aço aparentes, além de escadas e esquadrias metálicas. Por fim, há que se ressaltar seu aspecto estético diferenciado, com visual rústico, e o fato de ser um material 100% reciclável.

Acessórios e peças internas feitas em Aço

Por último, mas não menos importante, como se não fossem suficientes as possibilidades do Aço na construção e na decoração, outra alternativa é a adição de peças construídas com esse material ao ambiente. Nesse quesito incluímos prateleiras, divisórias, mesas de centro, cadeiras e até mesmo banheiras. As possibilidades de decoração do material são inúmeras e o limite é a criatividade de designers, arquitetos e engenheiros.  

Para quem busca soluções para um empreendimento, esteja ele em fase de construção ou passando por uma renovação visual, sem sombra de dúvidas o Aço, em todas as suas variações, é um elemento que deve ser considerado. São poucos materiais que conseguem reunir tanto predicados em um só lugar.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp