21/05/2024 4 minuto(s) de leitura
0 ComentáriosA técnica é um dos pilares da sustentabilidade e visa o reaproveitamento de materiais na construção.
A preocupação com a sustentabilidade é um dos temas em maior evidência no mundo empresarial. No setor construtivo não poderia ser diferente. A busca por soluções de logística reversa na construção civil tem aumentado expressivamente nas últimas duas décadas.
Esse conceito proporciona muitos benefícios: além de diminuir os impactos causados ao meio ambiente através das construções e da produção de matérias-primas, essa é uma forma de reduzir custos operacionais e atender as demandas da sociedade.
Para entender melhor como essa técnica é utilizada, trazemos, nesse artigo, algumas informações sobre o assunto.
Na construção civil, “logística reversa”, é o processo de destinar corretamente os entulhos e resíduos gerados por uma obra. A ideia é evitar que esses itens sejam descartados incorretamente no meio ambiente, gerando prejuízos para o construtor e para a sociedade. Assim, muitos desses materiais podem ser reciclados e transformados para novos usos, gerando economia no consumo de matéria-prima e reduzindo as emissões de poluentes no meio ambiente.
Dados da Associação Brasileira da Reciclagem na Construção Civil indicam que, infelizmente, o aproveitamento do entulho no país é não atinge nem mesmo um quociente de 1%. Dito isso, as empresas que realizam ações sustentáveis se destacam no mercado. Em outros países como Portugal, por exemplo, há leis mais rígidas, que exigem que todas as construtoras realizem esse tipo de procedimento.
Segundo o Instituto Aço Brasil, quase 30% do aço utilizado no país hoje é proveniente de reciclagem. Trata-se de um dos mais altos índices entre os materiais utilizados em grande escala, o que coloca o aço em vantagem em comparação a outras matérias-primas. Estudos do Centro Brasileiro da Construção em Aço comprovam ainda a sua versatilidade, uma vez que o aço também pode ser utilizado na pavimentação de estradas, na indústria cerâmica, na agricultura e até mesmo na fabricação de cimento e concreto.
Thais Fagury, presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço, explica como se dá a destinação dos materiais criados a partir da reciclagem do aço. “O material pós-consumo utilizado na construção civil é transformado em novo produto, e pode ser destinado tanto para o próprio setor, ajudando na adoção da chamada logística reversa, quanto servir para fabricar embalagens, automóveis, produtos de linha branca, entre muitos outros”.
Benefícios da economia circular do aço. Fonte: Instituto Aço Brasil.
Por suas características mecânicas e por poder ser reciclado infinitas vezes, o aço é um dos materiais considerados mais sustentáveis. A Steel Group utiliza o “aço verde”, ou seja, o aço proveniente de fontes de energia limpa e renovável, nos processos de fabricação de seus produtos. Por essa razão, a Steel Group pode ser associada ao Green Building Council Brasil, entidade internacional que visa promover a sustentabilidade nas construções por meio da capacitação de profissionais, certificação de processos construtivos e divulgação de informações sobre o tema junto à mídia.
Vale lembrar, ainda, que a prevenção e a redução na geração de resíduos são temas previstos na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010, portanto, ainda que não essa prática não esteja plenamente difundida, atender a esses requisitos é uma das exigências da legislação do país.
Se você busca uma solução para o desenvolvimento dos seus projetos que atenda aos principais requisitos de sustentabilidade na construção civil, por que não nos consultar? Possuímos experiência de mais de uma década no desenvolvimento e execução de obras certificadas e sustentáveis. Vamos juntos?
0 Comentários