Tecnologia e Inovação

Como as estruturas de aço revolucionaram a construção civil

Material revolucionou padrões arquitetônicos desde que começou a ser utilizado no final do século XVIII.

Por STEEL GROUP    |    Dia 14 August 2019

como a estrutura em aço revolucionou a construção

Desde o primeiro uso que se tem registro de estrutura de Aço para construção civil, na construção de uma ponte sobre o rio Severn, na Inglaterra, em 1779, o mundo se transformou de maneira radical.

Entretanto, há quase 250 anos as estruturas metálicas fazem parte dos processos construtivos. Mais ainda: elas hoje respondem por uma alternativa considerada moderna, sustentável e bastante flexível. Todavia, ao longo dos últimos dois séculos muita coisa foi aperfeiçoada.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre como as estruturas de Aço revolucionaram a construção civil. Você sabia que ainda hoje o metal é uma das melhores alternativas para o seu empreendimento?

Uma história de inovação e ousadia

Embora o primeiro registro de uso do Aço na construção civil seja do século XVIII, foi somente no final do século XIX que o concreto armado surgiu. Aliando alta resistência à tensão de compressão do concreto com a alta resistência às trações do Aço, o resultado foi a possibilidade de se construir edifícios cada vez mais altos.

O Ingalls Building, construído em Cincinnati, nos Estados Unidos, com obra concluída em 1903 foi o primeiro “arranha-céu” do mundo, com 15 andares. À época o feito foi considerado impressionante, pois não se imaginava que uma estrutura como essa fosse possível.

Ingalls Building

®Pinterest - Ingalls Building

Desde então, tendo o Aço como base em seus projetos, os construtores proporcionaram uma verdadeira revolução em termos arquitetônicos. O melhor aproveitamento do espaço, o tamanho cada vez maior das estruturas e a menor necessidade de pilares de sustentação geraram obras cada vez mais ambiciosas.

Um exemplo disso é o prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Com um vão livre de 76 metros, à época ele foi considerado um dos projetos mais ambiciosos do mundo. Sua concepção, contudo, só foi possível graças à utilização das estruturas de Aço.

A composição do aço utilizado na atualidade

A indústria do Aço é considerada uma das mais desenvolvidas em termos tecnológicos. Prova disso é que ano após ano novas composições de Aço são apresentadas, sempre visando tornar o material mais resistente, flexível e durável.

Todo Aço contém carbono, mas para que ele atinja outras propriedades pode ser necessário adicionar outros elementos de liga, como cromo, níquel ou cobre. Assim, temos o Aço carbono, que representa cerca de 90% da produção mundial; e o Aço liga, que pode conter elementos como manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio ou silício.

estrutura em aço

Ou seja, a versatilidade não está apenas no uso, mas também na constituição do material. Dependendo da necessidade da obra, há alternativas suficientes para que você possa considerar sempre o Aço, seja na parte estrutural ou no acabamento, como uma alternativa construtiva.

A solução com melhor relação custo-benefício

As estruturas metálicas se sobressaem hoje com uma das alternativas mais viáveis para qualquer tipo de empreendimento. Além de proporcionar uma melhor regulamentação e padronização às estruturas, elas também se mostram mais flexíveis em termos de instalação.

Sendo assim, o valor agregado que se associa ao Aço só tende a crescer: instalação mais rápida, maior durabilidade, menor impacto ambiental, menor desperdício de material – e tudo isso a um custo competitivo e, muitas vezes, mais baixo. Trata-se de uma solução que, definitivamente, apresenta cada vez mais oportunidades para os construtores.

*****

Entre em contato com os especialistas do Steel Group. Nós oferecemos as melhores soluções em Aço para suas obras e projetos.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp