Engenharia e Construção

Construção de casas em aço: conheça essa tendência

Além de inúmeras possibilidades de design, casas em aço podem ficar pronta em menos tempo.

Por STEEL GROUP    |    Dia 18 September 2019

Não é apenas a construção de indústrias, galpões e edifícios comerciais que pode tirar proveito dos benefícios. Uma tendência que vem sendo apontada pelo Instituto Brasileiro do Desenvolvimento da Arquitetura é o da construção de casas em Aço.

Esse sistema construtivo já está consolidado nos Estados Unidos e na Europa, e aos poucos começa a ganhar o seu espaço no Brasil. A versatilidade do material, que permite maior flexibilidade no desenvolvimento de projetos, bem como o menor tempo de execução são dois diferenciais que chamam a atenção.

No final das contas, relação custo-benefício é interessante

Quando falamos da relação custo-benefício do Aço se comparado a outros materiais, precisamos considerar uma série de fatores. A primeira coisa a se observar são as dimensões do projeto que será realizado. Como o Aço é comercializado por quilo, é preciso considerar quanto do material será necessário.

Contudo, o segredo consiste em adequar o projeto com os demais materiais que se pretende aplicar na obra para se chegar no melhor resultado. Obras mais leves e que baixem o peso da estrutura, por exemplo, resultarão em economia. Como o tempo de execução costuma ser menor, há também gastos menores com relação à mão de obra.

Durabilidade é ponto positivo

As peças de Aço requerem alguns cuidados específicos para que possam durar mais, com a correta especificação, bem como, aplicação de produtos isolantes antes do acabamento é indispensável para se extrair todos os benéficos que elas podem proporcionar. Se esses detalhes forem observados, mesmo construções onde se existe uma maior preocupação quanto a exposição a oxidação, podem ser utilizadas sem que haja nenhum tipo de problema.

construção casas em aço

O segredo está na concepção do projeto, onde deve-se prever detalhes de vedação e acabamento das peças em questão. Temos também o chamado aço patinável, que por sua vez agrega beleza e exuberância, mas tecnicamente por exemplo, pode ser previamente oxidado e pode ser empregado em construções sem tinta. Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para garantir o máximo de eficiência

Mais agilidade na montagem

O aspecto que mais chama a atenção positivamente da utilização do Aço na construção de residências é a agilidade. O tempo médio de fabricação das peças gira em torno de um mês, com a montagem sendo realizada em uma ou duas semanas. 

Para se ter uma ideia, utilizando outros materiais certas residências poderiam demorar até três meses para serem concluídas. Boa parte dessa agilidade se deve ao fato de que os trabalhos são realizados em paralelo: enquanto a fundição é realizada, as peças são fabricadas. Assim todos ganham, o investidor tem o retorno mais rápido.

Menos desperdício de material

Por fim, temos que considerar que a utilização do Aço implica ainda em menos desperdício de material justamente pela utilização de sistemas industrializados. O canteiro de obras fica mais organizado e há menos material depositado no local.

casas em aço

Além disso, considere ainda que o Aço é um material reciclável e tem alto valor de revenda. Assim, suas sobras certamente serão recompradas e poderão ser reaproveitadas para a criação dos mais diversos tipos de peça. Escolher o Aço é, acima de tudo, uma decisão sustentável. 

Uma estimativa revela que cerca de 40% a 60% dos resíduos sólidos gerados em centros urbanos seja proveniente da construção civil. E muitas vezes este resíduo não tem destinação apropriada, sendo descartado em locais que geram riscos ao meio ambiente e a população.

Por esse motivo que esse sistema construtivo já muito conhecido no exterior começa cada vez mais a ganhar espaço no Brasil. Utilizando desse método construtivos, economizamos tempo, não temos desperdícios o que resulta em uma construção mais barata.

Fique de olho nessa tendência

“O Aço reduz o uso de madeira na obra, evita o desperdício de recursos naturais, como água e energia, e reduz impactos gerados no canteiro de obras, como emissão de poeira e ruídos sonoros. Calcula-se que 200 m2 de uma casa com estrutura em aAço podem gerar apenas 1 metro cúbico de resíduos recicláveis durante a construção”, ressalta Catia Mac Cord, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço.

A uso do Aço em construções proporciona maior liberdade aos projetos arquitetônicos. Além disso, facilita posteriores reformas e adaptações. Convivendo de maneira harmônica com outros materiais, essa opção proporciona ainda maior área útil, gerando mais espaço interno devido a pilares e vigas mais esbeltas.

Se você ainda não conhece todos os benefícios que o Aço na construção de residências é capaz de proporcionar, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Poderemos orientá-lo quanto às soluções mais interessantes que podem ser contempladas no seu projeto.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp