Sustentabilidade

Construindo um futuro sustentável com o Aço

Solução existente desde o século XIX é considerada uma das mais interessantes para empreendimentos que buscam sustentabilidade.

Por STEEL GROUP    |    Dia 18 July 2019

A sustentabilidade do Aço e das estruturas metálicas pode ser considerada uma peça-chave no que diz respeito às preocupações com o meio ambiente. Curiosamente, a solução que nasceu no século XIX permanece sendo uma das mais viáveis.

Obviamente, muita coisa mudou nos processos de construção em Aço ao longo do último século. Hoje, o crescimento na adoção dessa alternativa em projetos das mais variadas naturezas não pode ser creditado ao mero acaso. Estudos comprovam que é possível economizar e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente recorrendo a soluções como essas.

Aço: do século XIX ao século XXI

A Revolução Industrial, mais evidente em países como Inglaterra, França e Alemanha, foi uma das grandes propulsoras do Aço como opção construtiva. Ao longo do século XIX os processos de elaboração e conformação do metal foram aperfeiçoados, tornando-os peças essenciais a serviço do progresso.

Embora no Brasil esse desenvolvimento tenha se dado de forma tardia, por aqui o Aço sempre foi prioritariamente ligado às indústrias. Se na época o Aço era inacessível para os construtores comuns, há tempos isso não acontece mais, o que o torna hoje a opção construtiva mais viável.

Porém, nas últimas décadas aumentaram as preocupações da sociedade como um todo com o meio ambiente. Lidar com as mudanças climáticas, por exemplo, é um dos desafios mais urgentes com o qual as nações terão que lidar. 

Em 2015, 191 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a cumprir oito objetivos estabelecidos pela chamada “Cúpula do Milênio”. Entre eles, garantir a sustentabilidade ambiental é um dos que se destaca. E como o Aço pode ajudar a construir um futuro melhor?

Construções em Aço: por que elas fazem a diferença?

Quando se trata de sustentabilidade, não há meio termo. Para que exista uma economia sustentável, é preciso que as empresas respeitem as limitações dos ecossistemas nos quais estão inseridas. Assim, reduzir a poluição, o descarte de materiais e a dependência de combustíveis fósseis se faz necessário.

Dois tópicos que estão diretamente relacionados à construção de edificações são as fontes de energia e os materiais. No primeiro caso, a solução é a busca por energias renováveis, como a solar, a eólica ou a geotérmica, deixando de lado os derivados do petróleo, o carvão e o gás natural.

Quando falamos de materiais, entra em cena o Aço. A extração de matérias-primas é um dos trabalhos que mais gera emissões poluentes bem como devasta paisagens. Portanto, deve-se buscar materiais recicláveis, como o Aço, o cobre e o alumínio.

Com produção mundial anual superior a um bilhão de toneladas, o Aço lidera a lista dos materiais recicláveis. Sendo mais econômicos no canteiro de obras, os metais geram menos resíduos – consequentemente, tornam as obras mais baratas e menos perdulárias.

Some a isso o fato de que trata-se de um material com um longo ciclo de vida, podendo ser reciclado. A evolução tecnológica nas últimas décadas fez com que o Aço se tornasse um concorrente quase imbatível nesse sentido.

O uso do Aço agrega valor unindo a plasticidade às possibilidades estruturais. Desde o uso em chapas pré-oxidadas até às superfícies escovadas, o Aço oferece inúmeras opções. As chapas moldáveis e recortáveis, cabos, barras e perfis de formas variadas atendem a propostas bem diversificadas.

A solução com melhor relação custo-benefício

As estruturas metálicas se sobressaem hoje como uma das alternativas mais viáveis para qualquer tipo de empreendimento. Sendo assim, o valor agregado que se associa ao Aço só tende a crescer: instalação mais rápida, maior durabilidade, menor impacto ambiental, menor desperdício de material – e tudo isso a um custo competitivo.

Trata-se de uma solução que, definitivamente, apresenta cada vez mais oportunidades para os construtores.

*****
Considere o Aço em sua obra. Converse com o pessoal do Steel Group e conheça todas as nossas soluções em Aço para seus projetos.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp