Engenharia e Construção

Por que utilizar estruturas de Aço em obras de construção civil?

Maior liberdade no projeto arquitetônico, aumento de área útil e menor prazo de execução são apenas algumas das vantagens de adotar esse tipo de material.

Por STEEL GROUP    |    Dia 27 June 2019

aço na construção civil

Embora na Europa e nos Estados Unidos as estruturas de Aço venham sendo utilizadas em grande escala desde o fim do século XVIII, essa modalidade ainda tem uma difusão mais tímida no Brasil.

Muito disso se deve ao fato de aqui ter sido desenvolvida uma cultura em torno do concreto. Por outro lado, o Aço surge como a alternativa mais viável para contornar certas adversidades.

As razões pelas quais todo empreendedor deveria considerar o uso de estruturas metálicas em suas edificações são inúmeras. Nesse artigo, listamos 5 delas para que você possa pesar quais são os benefícios das estruturas de Aço.

1. Menor prazo para execução

Enquanto o tempo médio de fabricação de peças em concreto pode ser de até quatro semanas, a montagem de estruturas em Aço ocupa, em média, não mais do que 15 dias. Em um comparativo direto, a estimativa é que seja possível levantar a mesma estrutura em um tempo 40% menor.

2. Redução do desperdício de material

A montagem de estruturas de Aço se utiliza de sistemas industrializados. Por essa razão, a tecnologia empregada permite que haja uma redução de até 25% em termos de perda de material de construção. Ou seja, o construtor pode estimar uma economia de até ¼ do material.

Da mesma forma, o manuseio desse tipo de material também é mais simples e mais ágil. Há também estimativas que mostram ser possível reduzir a quantidade de mão de obra sem que isso impacte no ritmo de execução da obra. Todos os casos devem ser analisados isoladamente, mas são grandes as chances de economia também nesse quesito.

3. Maior autonomia na execução de projetos

Sob o ponto de vista arquitetônico, a possibilidade de trabalhar com estruturas de Aço apresenta muito mais oportunidades aos profissionais responsáveis pela concepção da obra. Além de serem associadas à modernidade, essas estruturas se mostram mais flexíveis, permitindo criações mais ousadas.

estruturas de aço na construção civil

Casos em que há necessidade de adaptação, ampliação, reformas ou mudanças de ocupação são bastante emblemáticos no que diz respeito aos benefícios do uso das ligas de aço. Por fim, a escolha desse material facilita a passagem de utilitários como água, ar condicionado, eletricidade e telefonia.

4. Maior consciência ecológica

Sob o ponto de vista ecológico, o uso de estruturas metálicas na construção resulta em um menor impacto ao meio ambiente. Isso porque utiliza-se menos madeira e gera-se um número menor de materiais particulados. Além disso, o Aço é reciclável e mesmo estruturas desmontadas podem ser reaproveitadas.

Como já mencionamos, há redução no consumo de materiais como um todo. O sistema construtivo em Aço é compatível ainda com qualquer tipo de material de fechamento, desde os mais convencionais (como tijolos, blocos ou lajes moldadas) até os pré-fabricados (como painéis de concreto ou drywall).

5. Maior precisão construtiva

Quando se trata da montagem de estruturas de concreto, a precisão é medida na casa dos centímetros. Já no caso das estruturas metálicas, a unidade empregada é o milímetro. Do ponto de vista técnico, essa opção garante estruturas mais niveladas e aprumadas.

Na prática, torna-se mais fácil o assentamento de esquadrias, a instalação de elevadores e colocação dos materiais de revestimento. Por fim, como as estruturas são pré-fabricadas, isso resulta ainda em uma melhor organização do canteiro de obras, proporcionando mais segurança para os trabalhadores e gerando impacto positivo para os investidores.

*****

Se você quer na sua obra mais agilidade, precisão e durabilidade, entre em contato com o Steel Group. Avaliamos os projetos e necessidades de cada cliente para promover o melhor benefício ns sua obra.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp