Engenharia e Construção

Mezanino em residência: uma boa alternativa para aproveitar os vãos em pés-direitos altos

Solução permite um melhor aproveitamento do espaço e aço pode ser um dos materiais utilizados na construção.

Por STEEL GROUP    |    Dia 19 November 2020

O uso de mezaninos em residências é uma tendência que vem crescendo entre os decoradores. Esse espaço extra, além de dar um charme especial a certos ambientes, também pode se mostrar bastante útil.

As opções de material construtivo são muitas, mas o mezanino em aço acaba se destacando pela boa relação custo-benefício que oferece. Vamos conhecer mais detalhes sobre essa tendência. Será que na sua residência, no seu escrit6rio ou no seu novo imóvel não há um espaço para um mezanino?

O que é um mezanino?

Em locais onde o pé-direito é alto, o espaço entre o térreo e o primeiro andar pode ser melhor aproveitado com a construção de um mezanino. Trata-se de uma solução utilizada em larga escala em áreas comerciais, pois permite a ampliação do espaço útil.

Podemos considerar um mezanino como uma espécie de sacada ou varanda, mas construída na parte interna. Em residências, embora o uso seja menos recorrente, é possível construir um sobre a sala de estar ou de jantar.

A versatilidade desse tipo de espaço permite que mesmo construções já estabelecidas possam ser transformadas com a inclusão de um mezanino no projeto. E o melhor de tudo: as opções de mezanino em aço estão entre as mais interessantes para você considerar para o seu imóvel.

Em linhas gerais, os pés-direitos costumam ter entre 2,5 e metros de altura. Para ser considerado "alto" ele deve ter entre 3 e 4,5 metros. A partir dos 5 metros de altura ele é chamado de pé-direito duplo. Caso chegue aos 8,4 metros, então ele pode ser considerado um pé-direito triplo.

Mezanino em aço: solução elegante e eficiente

Um mezanino pode ser construído com diversos materiais, tudo vai depender dos objetivos do seu projeto, das restrições para execução e da proposta estética que você espera com a inclusão esse espaço no imóvel.

Se optar pelo aço, poderá criar projetos que sigam um estilo mais industrial, com vigas e colunas metálicas aparentes. A principal vantagem é que se trata de um conceito mais fácil de combinar com os mais diversos estilos de decoração, desde os mais tradicionais e rústicos até os modernos.

Consolidados em ambientes comerciais, onde frequentemente eram utilizados como depósitos, os mezaninos ampliaram as suas possibilidades. Hoje, é comum vermos residências usufruindo desse tipo de espaço. Nos lofts, por exemplo, ele é uma constante e dá um charme especial a esse estilo de residência.

 

O que levar em consideração na construção de um mezanino?

Não basta apenas levar em consideração a altura do ambiente para decidir se é possível ou não construir um mezanino. É necessário, pensar nas condições estruturais e também nas premissas de conforto. Ao consultar um engenheiro ou arquiteto ele levará m consideração inúmeras variáveis para apresenta uma melhor solução. É importante ressaltar ainda que um mezanino não deve ocupar todo o pavimento inferior e de que devemos seguir a recomendação da legislação vigente de cada município.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para conhecer todos as possibilidades que um mezanino em aço oferece para seu imóvel.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp