Engenharia e Construção

O que é Aço corten e como ele é usado na construção civil?

Mais resistente à corrosão do que o Aço comum, material tem diversas aplicações na construção civil; conheça algumas delas.

Por STEEL GROUP    |    Dia 27 June 2019

aço corten

A aplicação do Aço Corten na construção civil tem ganhado novas possibilidades a cada dia. Ele é considerado um material ideal para revestimentos externos, especialmente pelo fato de ser mais resistente aos efeitos da corrosão e requerer pouca manutenção.

Além disso, graças a técnicas modernas, seu alto teor estético permite ainda a sua utilização em interiores, como revestimentos mobiliários ou paredes. Conhecer mais detalhes sobre esse material bem como as suas vantagens é fundamental para que você considere mais essa possibilidade em seus projetos.

O que é Aço corten?

O Aço corten é uma espécie de Aço patinável que em sua composição apresenta elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. Para se ter uma ideia, o corten pode ser até três vezes mais resistente do que o Aço comum quando o assunto é a corrosão.

Para compreendermos melhor a sua importância na construção civil, precisamos voltar um pouco no tempo. Há mais de um século elementos como o cobre e o fósforo são utilizados no enriquecimento do Aço. Já naquela época havia comprovação científica que a adição desses elementos contribuía para a redução da corrosão.

Porém, foi somente na década de 30 que a companhia norte-americana United States Steel Corporation iniciou estudos visando aperfeiçoar ainda mais esses materiais. Desses estudos nasceu um tipo de Aço chamado Corten. Inicialmente, sua principal virtude era a possibilidade de construção de vagões ferroviários mais leves.

Inicialmente, não se percebeu que a vida útil do Aço corten era significativamente maior do que a do Aço convencional. Assim, somente no final da década de 50 é que esse tipo de material passou a ser adotado em outras construções, como em obras arquitetônicas. 

Por que a proteção à corrosão é maior?

A concentração de elementos nas ligas de Aço corten causa um efeito de retardamento na corrosão.

As condições climáticas têm influência direta nesse processo e em algumas situações, como em condições de umidade, o desgaste pode ser mais acelerado. Os usos mais comuns das ligas de Aço corten são em estradas de ferro, esculturas, portas, portões, lareiras, fachadas, pontes, viadutos e edifícios. 

Principais vantagens e possibilidades de uso do Aço corten

A alta resistência à corrosão é, sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante do Aço corten, mas ela não é a única digna de menção. Esse é um material com pouca necessidade de manutenção e de instalação simples e rápida – o que ajuda os construtores a poupar tempo na execução de uma obra.

aço corten na construção civil

Além disso, a alta resistência mecânica (relação resistência-peso) permite a utilização de seções mais leves. Se comparado aos itens confeccionados em Aço comum, a durabilidade é maior. Por fim, há que se ressaltar seu aspecto estético diferenciado, com visual rústico, e o fato de ser um material 100% reciclável.

Algumas formas de utilização incluem:

  • Elementos estruturais;

  • Placas perfuradas em fachadas;

  • Placas maciças em fachadas;

  • Persianas móveis em fachadas;

  • Elementos vazados;

  • Destaque em intervenções;

  • Espaços públicos e mobiliários urbanos;

  • Portas e escadas;

  • Revestimento em paredes internas;

  • Decoração de interiores;

  • Elementos expográficos.

Em resumo, podemos afirmar que o Aço corten é uma opção das mais relevantes a serem consideradas em seu projeto ou empreendimento. Não deixe de conhecer mais detalhes sobre essa alternativa antes de finalizar o seu projeto. Entre em contato com o Steel Group e saiba mais.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp