Sustentabilidade

O que significa Green Building Council?

Edificações e ambientes construídos levando-se em consideração a sustentabilidade social ganham uma certificação reconhecida internacionalmente.

Por STEEL GROUP    |    Dia 27 June 2019

green build council brasil

A preocupação com o impacto ambiental que as construções têm na sociedade tem se tornado cada vez mais evidente para construtoras, escritórios de arquitetura e empreendedores. Prova disso é que a emissão de certificações sustentáveis na construção civil aumentou em todo o país.

A maior organização mundial desse segmento é a World Green Building Council (WGBC). É ela quem congrega mais de 100 Green Building Councils regionais em todos os continentes. No Brasil, o braço da WGBC é o Green Building Council Brasil (GBCB), considerado um dos cinco mais importantes do mundo.

O que significa Green Building Council?

O Green Building Council Brasil é uma entidade ligada à World Green Building Council e que tem como objetivo promover a capacitação de profissionais, informar a sociedade sobre as melhores práticas da construção civil, aplicar a certificação LEED e atuar junto a Organizações Não Governamentais (ONGs) no sentido de promover políticas públicas que incentivem os construtores a pensar na sustentabilidade dos seus empreendimentos.

De acordo com o GBCB, mais de mil construções no Brasil já receberam a certificação sustentável do conselho, o que coloca o país na quarta posição mundial desse ranking. 

A certificação atende pelo nome de LEED (sigla para Leadership in Energy and Environmental Design). Para obtê-la, as obras são avaliadas sob o ponto de vista de investimentos e esforços sustentáveis, o que inclui soluções de eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, qualidade ambiental de interiores e inovação de processos.

Benefícios ambientais podem ser obtidos de diversas formas

São muitas as soluções possíveis de serem utilizadas para que um empreendimento seja classificado como sustentável. Painéis solares, telhados verdes, máquinas e equipamentos com menor consumo energético, programas de reciclagem e incentivo a hortas comunitárias são apenas alguns dos exemplos.

green build council brasil

Os ganhos econômicos advindos de uma obra que receba esse tipo de certificação são significativos. Nesses casos, há diminuição dos custos operacionais, redução nos riscos regulatórios, aumento na velocidade de ocupação e nas taxas de retenção de população. Tudo isso resulta em maior valorização do imóvel e em uma menor taxa de obsolescência da construção.

Como funciona a certificação LEED?

Para que um empreendimento receba a certificação LEED, após a avaliação do projeto ele precisa receber uma pontuação mínima. Esses pontos são atribuídos levando-se em consideração alguns pré-requisitos das chamadas “construções verdes”, tais como:

  • Localização e opções de transporte;

  • Loteamento sustentável;

  • Eficiência no uso de água;

  • Eficiência energética;

  • Escolha dos materiais e recursos;

  • Qualidade interna dos ambientes;

  • Inovação e atenção a prioridades regionais.

Dentro de cada uma das categorias, há itens que são considerados pré-requisitos, ou seja, que obrigatoriamente devem ser cumpridos; e há itens que são considerados créditos, ou seja, atribuem pontos extras à pontuação final. A certificação conta ainda com níveis de qualidade, subdividida em quatro possibilidades:

  • LEED Certified: mínimo de 40 pontos;

  • LEED Silver: mínimo de 50 pontos;

  • LEED Gold: mínimo de 60 pontos;

  • LEED Platinum: mínimo de 80 pontos.

leed

Educação e desenvolvimento em ações sustentáveis

A missão do GBCB, além de conduzir as avaliações visando as certificações LEED, é a de promover ações que visem incentivar essas práticas nos projetos e nas construções. Sendo assim, a entidade promove palestras, seminários e encontros com personalidades do setor, além de cursos de capacitação para profissionais da construção civil.

Tanto as certificações quanto os cursos promovidos têm como base as normas técnicas internacionais, permitindo que os profissionais capacitados e aprovados nos exames de certificação possam trabalhar em projetos “verdes” em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre esses processos, consulte a página do Green Building Council Brasil.

*****

O Steel Group é membro do Green Building Council Brasil e busca participar da transformação da Construção Civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. Saiba mais em nosso site



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp