Engenharia e Construção

Por que projetos de grandes vãos devem considerar Aço na estrutura?

Qualidade e resistência do Aço passaram por grandes transformações na última década o que faz com que esse tipo de material seja cada vez mais utilizado.

Por STEEL GROUP    |    Dia 02 December 2019

Embora os projetos arquitetônicos com grandes vãos sejam frequentemente associados à modernidade, essa não é uma exclusividade dos construtores do último século.

Há mais de 2 mil anos, onde hoje é a Itália, foi construído o maior vão livre de uma cúpula do mundo, com 43,30 metros. O Panteão de Roma ainda hoje é peça de estudo para engenheiros e arquitetos que buscam compreender a origem dos processos construtivos.

Todavia, a lição que podemos tirar dessa edificação é o uso de materiais leves na construção. Se o Aço ainda não estava disponível, os romanos dispuseram as pedras mais pesadas na parte inferior – como o granito – e as mais leves na parte superior – com as pedras-pome.

Grandes vãos continuam sendo desafiadores

O sistema estrutural empregado em uma obra que tenha grandes vãos como uma das suas características precisa ser, acima de tudo, seguro. Além disso, como em geral são aplicados em construções de larga escala, o fator econômico é também um item a ser considerado.

Cada projeto tem as suas características particulares, de maneira que cada caso deve ser estudado individualmente. Porém, os sistemas mais comuns são os de pórticos de concreto protendido, estruturas metálicas ou mistas de concreto e Aço.

Quanto maiores forem os vãos, maior será a necessidade de utilizar materiais leves. Por esse motivo, as estruturas devem ser submetidas à análise de tuneis de vento, de forma que seja possível estabelecer um comportamento aerodinâmico provável.

Vigas vagão: resultando em peças elegantes

Consideradas uma solução elegante em grandes vãos, as chamadas “vigas vagão” são outra alternativa a ser levada em conta. Nesse caso, barras e tirantes de Aço são utilizados para reduzir os esforços de flexão e de deformação das peças. O termo tem origem nos apoios utilizados em vagões de trem.

Quando comparadas às vigas tradicionais, esses modelos são considerados mais eficientes, pois absorvem melhor as forças decorrentes das aplicações de cargas. Estádios, pontes e coberturas de grandes vãos estão entre os empreendimentos que mais se valem desta técnica.

Vaidade criativa x necessidade de projeto

Ainda que grandes vãos sejam associados a obras modernas, é importante deixar claro que a presença deles nos projetos não podem ser mero capricho estético ou vaidade criativa do projetista: eles precisam ter um função no projeto, ou seja, devem ser necessários ao funcionamento de uma edificação.

Assim, o estudo das soluções de engenharia disponíveis, das técnicas que podem ser empregadas e dos custos desse tipo de projeto é algo que deve nortear o arquiteto desde o início dos trabalhos. Só depois que for confirmada a viabilidade é que deve-se partir para a execução.

Mesmo as técnicas mais modernas podem ter os seus contras em alguns cenários. Por essa razão, afirmar que a opção A ou B é a melhor sem um estudo prévio é algo temerário. Há que se considerar todos os fatores como forma de colocar a segurança em primeiro lugar.

Aço: uma solução viável

Entre todas as soluções existentes utilizadas em grandes vãos, não podemos deixar de mencionar que aquelas ligadas ao Aço têm maior destaque na atualidade. Sistemas construtivos modernos que utilizam esse material permitem maior precisão ao construtor.

Aliado a isso, considere a leveza proporcionada pelo Aço, seja em combinações com o concreto ou em steel frame. A excelente performance acústica e o peso mais baixo são ainda fatores a serem considerados.

.....

Está em dúvida sobre quais técnicas de engenharia e construção são as mais adequadas para o seu próximo projeto? Consulte a equipe de especialistas do Steel Group. Tecnologia e inovação e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo estão em nosso DNA e temos a solução perfeita para o sucesso do seu empreendimento.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp