Arquitetura e Urbanismo

7 projetos que exploram as diversas possibilidade do aço na arquitetura

Conheça algumas ideias que utilizam o aço de forma criativa e eficiente e inspire-se para os seus próximos projetos.

Por STEEL GROUP    |    Dia 30 October 2019

Quais são as possibilidades do uso do aço na arquitetura? Considerado um dos materiais mais versáteis para construção, a lista de projetos criativos explorando esse material comprova o quanto ele é moderno e funcional.

Seja em áreas externas ou internas, o que não falta é criatividade para designers e arquitetos explorarem ao máximo as suas formas. Aqui, listamos 7 projetos que demonstram as infinitas possibilidades que o aço tem na arquitetura. Escolha os seus preferidos e inspire-se para os seus próximos empreendimentos.

1. Kukje Gallery – Seul, na Coreia do Sul

Fonte: Imagem

A Galeria Hukje está localizada no bairro histórico Samcheong-ro, em Seul, na Coreia do Sul. O espaço artístico tem como propósito transparecer os conceitos de dinamismo e ousadia. O local tem o formato de uma caixa e foi envelopado em uma espécie de malha da aço, acrescentando ao local um aspecto nebuloso.

2. Goteborg Bathing Culture – Gotemburgo, na Suécia

Fonte: Imagem

Em uma antiga área industrial de Gotemburgo, na Suécia, foi inaugurada uma casa de banho. A ideia, segundo os criadores da peça, é criar um espaço íntimo em um ambiente aparentemente hostil – banhos no lago da região não são permitidos devido à poluição das águas. O metal frio, próprio para uso em equipamentos navais, foi a escolha para a construção desta instalação.

3. The Animal Backbone – Hongkou, na China

Fonte: Imagem

The Animal Backbone é um projeto de design de interiores executado em Hongkou, na China. A proposta foi a de criar uma espécie de “animal gigante surgindo do chão”. Com mais de 480 mil furos nas estruturas de metal, o design do espaço adota um método narrativo que simula os traços da caminhada de um gato. O espaço interno também é dividido em vários espaços circulares diferentes ao longo da trajetória.

4. Complexo Desportivo – Kayseri, na Turquia

Fonte: Imagem

Inaugurado em 2013, esse Complexo Desportivo na cidade de Kayseri, na Turquia, explora muito o uso do aço em sua parte externa. O projeto destaca o dinamismo do esporte, especialmente o tênis. Projetado de forma linear, o edifício tem a sua fachada reforçada por estruturas de aço cobertas com painéis de metal e alumínio perfurado.

5. Edifício Comercial Integral Iluminación – Guayaquil, no Equador

Fonte: Imagem

Na cidade equatoriana de Guayaquil, o edifício comercial da Integral Iluminación tem um dos seus volumes envolve por uma forma que lembra um diamante planificado. A fachada é composta por uma estrutura metálica envolta em uma espécie de tecido cinza, malha desenvolvida especialmente para uso externo. Ela conta ainda com grandes superfícies envidraçadas recobrindo uma estrutura metálica aparente.

6. 25 Green – Torino, na Itália

Fonte: Imagem

Com uma estrutura em aço, essa residência localizada em Torino, na Itália, se assemelha a uma floresta rodeada de árvores. Seu terraços de formas irregulares são cruzados por jardins de múltiplas espécies. A proposta de design se assemelha a uma espécie de “casa na árvore”. O espaço tem um impacto ambiental positivo no seu entorno, pois cerca de 200 árvores foram plantadas na sua construção.

7. Courtyard no. 1 – Heze, na China

Fonte: Imagem

Este conjunto de escritórios na cidade de Heze, na China, utiliza o aço de diversas formas em seu acabamento. O espaço tem objetos desenhados para simular uma atmosfera virtual. Eles flutuam no ar transmitindo uma sensação de dinamismo. A combinação entre vidro e metal é essencial para proporcionar esse efeito. O resultado final é simplesmente deslumbrante.

Fonte(s): ArchDaily, CBCA e Vitruvius.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp