Sustentabilidade

Reciclagem do Aço contribui com a diminuição do impacto ambiental

Somente a indústria brasileira investiu R$ 3,6 bilhões em ações de proteção ambiental entre 2014 e 2016.

Por STEEL GROUP    |    Dia 29 November 2019

A sustentabilidade do Aço tem se destacado na indústria brasileira, como aponta um estudo do Instituto Aço Brasil. 

O relatório “A Indústria do Aço no Brasil”, publicado em 2018, aponta que somente entre 2014 e 2016 foram investidos cerca de R$ 3,6 bilhões em ações de proteção ambiental pela indústria do Aço brasileira. 

Medidas como reaproveitamento de água, reciclagem e inventários sobre a emissão de gases do efeito estufa estão entre os itens abordados. A redução dos riscos e dos impactos ambientais, especialmente em comunidades próximas a empreendimentos siderúrgicos, estão entre as principais metas do setor.

Desenvolvimento com sustentabilidade

A racionalização dos recursos naturais e a busca por maior produtividade nos processos de manuseio são alguns dos principais objetivos da indústria do Aço na atualidade. Como maior produtor de Aço da América Latina – cerca de 31,4 milhões de toneladas/ano -, o Brasil tomou a dianteira na adoção de metodologias mais competitivas.

"A partir da segunda metade do século passado, foram obtidos significativos avanços no desenvolvimento de tecnologias que permitiram aumentar a eficiência energética, a redução do consumo de matérias-primas, o reaproveitamento dos gases e resíduos do processo e a maximização da recirculação de água", detalha o estudo.

Iniciativas sustentáveis da indústria brasileira do Aço

Para que seja possível obter melhores resultados, seja com relação à redução de custos operacionais ou a minimização dos impactos ambientais, diversas alternativas têm sido testadas. Aqui, listamos algumas de maior destaque.

  • Aposta no carvão vegetal – Um bom número de empresas siderúrgicas utiliza o carvão vegetal em seus processos produtivos. Elas dão preferência à madeira extraída de florestas plantadas por empresas do setor, especialmente aquelas certificadas pelos programas Forest Stewardship Council (FSC) e Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).
  • Redução na emissão de gases do efeito estufa – Aumentou o número de empresas que passaram a fazer inventários de suas ações relacionadas a emissão de gases do efeito estufa. A ideia é buscar maior eficiência energética em processos de produção ou reciclagem de Aço.

  • Reutilização de água – A pesquisa realizada pelo Instituto Aço Brasil indica que até 95% da água doce utilizada nos processos siderúrgicos é reutilizada. Sistemas de resfriamento e recirculação em circuitos fechados são os principais pontos de economia.
  • Geração própria de energia – Graças ao reaproveitamento do poder calorífero dos gases gerados no processo produtivo, algumas empresas conseguiram reduzir os gastos com energia. A partir de usinas hidrelétricas próprias, a geração de energia interna já responde por metade do consumo dessas indústrias. 
  • Reaproveitamento de resíduos e coprodutos – Estima-se que mais de 85% dos resíduos e coprodutos sejam reaproveitados. Sem o descarte em aterros eles são direcionados para pavimentação de estradas ou fabricação de cimento e materiais cerâmicos. 

Uma mudança de paradigma que envolve todos nós

A indústria do Aço está fazendo a sua parte no que diz respeito à busca por ações sustentáveis que minimizem os impactos no meio ambiente. Além da redução de custos natural obtida nesse processo, há também o respeito a uma das principais demandas da sociedade na atualidade.

O setor de construção civil como um todo é parte significativa desse processo. As chamadas “construções verdes” apostam em projetos mais inteligentes, que reaproveitem água e reduzam o consumo de energia elétrica, resultando em menor impacto nas comunidades do entorno das edificações.

Quando se trata da escolha de materiais mais eficientes, o Aço se destaca perante outras alternativas. Não é por acaso que o interesse por ele vem crescendo, contribuindo para que o setor como um todo se veja mais forte e determinado para buscar soluções que melhorem a vida de todos os envolvidos.

****

Utilize Aço em seus projetos e contribua com o meio ambiente. A Steel Group possui soluções que auxiliam as suas construções, converse com a nossa equipe especializada.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp