Sustentabilidade

Vantagens da construção em Aço

Entenda porque a escolha desse método construtivo, além de ser sustentável, traz diversos benefícios econômicos para o seu empreendimento.

Por STEEL GROUP    |    Dia 25 July 2019

A opção pelo Aço na construção tem cativado um número cada vez maior de construtores brasileiros. As razões para isso são inúmeras: as vantagens da construção em Aço podem ser vistas antes, durante e depois das obras.

Desde maior flexibilidade na concepção e execução dos projetos, passando pela economia de materiais – e de capital – até ao menor impacto ambiental que esse material proporciona, motivos não faltam para que o Aço passe a fazer parte dos seus planos.

Flexibilidade para os seus projetos

Se comparado a outros métodos construtivos, o Aço apresenta uma série de vantagens. Elas podem ser percebidas desde a concepção do projeto, pois estruturas nesse material permitem a elaboração de desenhos mais arrojados.

As seções dos pilares e das vigas são mais esbeltas do que suas versões em concreto, o que resulta em melhor aproveitamento do espaço interno e, consequentemente, maior área útil. Em espaços onde cada centímetro conta, isso pode representar maior lucratividade do valor final do imóvel.

Mais leves, as estruturas de Aço também impactam em menos carga sobre as fundações, o que pode reduzir em até 30% os custos desse procedimento. Em termos de cronograma, também há benefícios: como a montagem das estruturas não é afetada por chuva, é possível obter ganhos de até 40% no tempo de execução.

Foco na sustentabilidade

Segundo dados do Instituto Aço Brasil, as florestas plantadas para produzir carvão vegetal permitem a preservação de 496,1 mil hectares de florestas, o equivalente a 56 mil campos de futebol. Além disso, os 12,5 milhões de m3 de água doce recirculadas por dia são suficientes para o consumo diário de água de 33% da população brasileira.

Como se não bastasse o impacto positivo da indústria do Aço como um todo na economia do país, há que se considerar ainda as possibilidades que esse material oferece para cada empreendimento. Para se ter uma ideia, em uma obra convencional, o desperdício de material pode chegar a até 25% do peso total. No caso do Aço, por conta dos processos industrializados pelos quais ele passa, o desperdício é significativamente menor.

Além disso, as estruturas em Aço são 100% recicláveis, o que significa que, se desmontadas, podem ser completamente reaproveitadas, reduzindo assim os rejeitos. Por fim, há que se lembrar que as estruturas em Aço implicam em menor consumo de madeira, diminuindo a emissão de material particulado e a poluição sonora.

Mão de obra ainda mais qualificada

Pelas suas características, a mão de obra necessária para se trabalhar com construção em Aço é mais qualificada. Isso resulta em obras de melhor qualidade técnica, ideal para quem busca a construção de edificações com certificações nacionais e internacionais.

Para aqueles que imaginam que isso possa encarecer a obra, ledo engano: na prática, o que ocorre é que há economia de material, maior organização do canteiro de obras, execução mais rápida e menores custos com fundação. O uso de profissionais qualificados também garante um resultado final acima das expectativas.

Como consequência de tudo isso, o empreendedor poderá ter uma antecipação de ganhos: com a obra sendo executada em maior velocidade o imóvel poderá ser ocupado com mais rapidez, proporcionando um retorno sobre o capital investido em menor tempo.

*****

Uma das grandes vantagens da construção em Aço são as possibilidades sob medida que ela oferece tanto para novos empreendimentos como para reformas, adaptações e revitalizações. Entre em contato com a equipe de especialistas do Steel Group para conhecer todas as alternativas para a sua obra.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp