Arquitetura e Urbanismo

Vantagens de usar estruturas metálicas para projetos de urbanização

Agilidade na execução das obras e durabilidade do material são alguns dos itens que se destacam em meio aos benefícios.

Por STEEL GROUP    |    Dia 16 September 2019

vantagens de usar estruturas metálicas

A utilização de estruturas metálicas em projetos de urbanização tem se tornado uma opção cada vez mais frequente nas obras brasileiras. As razões para isso vão muito além dos aspectos estéticos. 

A escolha por esse tipo de estrutura resulta em obras finalizadas com maior agilidade, sendo concluídas em menor tempo. Some-se a isso o fato de esse ser um material sustentável, durável e resistente. O resultado é uma percepção geral de que vale a pena investir em estruturas metálicas por elas apresentarem uma melhor relação custo-benefício.

Com construtoras cada vez mais atentas a detalhes do planejamento que proporcionem obras com execução mais enxuta, com menos desperdício de material, conhecer algumas das vantagens que as estruturas metálicas oferecem certamente será muito benéfico para os seus projetos.

1. Sustentabilidade: a preocupação com o meio ambiente

Nas duas últimas décadas, a procura por soluções sustentáveis no canteiro de obras aumentou consideravelmente. A preocupação com o meio ambiente passou a ser uma das exigências dos consumidores e, por consequência, os construtores precisaram se adaptar a isso.

estruturas metálicas em projetos de urbanização

Por conta do peso menor em relação a outros sistemas construtivos e a possibilidade de reaproveitamento, as estruturas metálicas contribuem para a redução do uso de materiais extraídos da natureza, resultando em menor quantidade de material particulado emitido. Como a execução é mais rápida, há menos gastos com energia e tempo de mão de obra.

2. Canteiro de obras mais limpo

As construções que utilizam estruturas metálicas requerem um menor número de materiais. Isso resulta em menos desperdício e também em um canteiro de obras mais limpo e organizado.

Obras que busquem certificações de qualidade dos seus processos construtivos, por exemplo, item capaz de valorizar o empreendimento, recorrem às estruturas metálicas como forma de tornar seus projetos mais eficientes, seguros e econômicos.

3. Redução no tempo de execução

As estruturas metálicas são desenvolvidas industrialmente, sob medida para as necessidades de cada empreendimento. Uma vez que elas chegam ao canteiro de obras prontas, o trabalho se resume apenas a montagem delas.

Essa metodologia, quando comparada a processos com outros materiais, pode resultar em uma economia de tempo de até 40% na execução. Do ponto de vista do construtor, isso significa menos tempo entre o início da construção e a entrega final.

4. Resistência e durabilidade

As estruturas metálicas apresentam uma melhor relação entre peso e resistência se comparadas a outros materiais, como concreto ou madeira. Como consequência, aliviam-se os esforços sobre a fundação, o que resulta em uma maior durabilidade às estruturas.

estruturas metálicas urbanização

Small Chinese Bridge, Rússia

Aliás, falando em durabilidade, uma estrutura metálica, desde que recebe a manutenção adequada, pode durar séculos. Para se ter uma ideia, há pontes erigidas com esse material no final do século XVIII e que ainda estão conservadas. São exemplos dessa longevidade a The Iron Bridge, na Inglaterra (1779); a Small Chinese Bridge, na Rússia (1786); e a Die Eiserne Brucke, na Alemanha (1791). 

5. Versatilidade e modernidade

Por fim, em se tratando de projetos de urbanização, a versatilidade das estruturas metálicas é um dos diferenciais mais significativos do material. Com ele, arquitetos e engenheiros podem explorar vãos e balanços sem pilares ou paredes estruturais.

Em termos estéticos o metal é considerado um material moderno e inovador, transparecendo sofisticação quando em uso interno. Externamente, a manutenção mais simples associada ao caráter contemporâneo da sua utilização faz com que essa escolha seja frequentemente elogiada pelo público, sem contar a plasticidade do material que proporciona liberdade de criação para mestres da Arquitetura.

.....

Quer conhecer ainda mais vantagens de utilizar estruturas metálicas em seus empreendimentos e projetos de urbanização? Entre em contato com a nossa equipe especializada e descubra todas as possibilidades que esse material oferece.



Receba com exclusividade notícias e novidades.

WhatsApp