15/05/2024 4 minuto(s) de leitura
0 ComentáriosMais resistente à corrosão do que o aço comum, esse material tem diversas aplicações na construção civil; conheça algumas delas.
A aplicação do aço corten na construção civil tem ganhado novas possibilidades a cada dia. Ele é considerado um material ideal para revestimentos externos, especialmente pelo fato de ser mais resistente aos efeitos da corrosão e porque requer pouca manutenção.
Além disso, graças a técnicas modernas, seu alto teor estético permite ainda a sua utilização em interiores, como revestimentos mobiliários ou paredes. Conhecer mais detalhes sobre esse material bem como as suas vantagens é fundamental para que você considere mais essa possibilidade em seus projetos.
O aço corten é uma espécie de aço patinável que em sua composição apresenta elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. Para se ter uma ideia, o corten pode ser até três vezes mais resistente do que o aço comum quando o assunto é a corrosão.
Para compreendermos melhor a sua importância na construção civil, precisamos voltar um pouco no tempo. Há mais de um século elementos como o cobre e o fósforo são utilizados no enriquecimento do aço. Já naquela época havia comprovação científica que a adição desses elementos contribuía para a redução da corrosão.
Porém, foi somente na década de 30 que a companhia norte-americana United States Steel Corporation iniciou estudos visando aperfeiçoar ainda mais esses materiais. Desses estudos nasceu um tipo de aço chamado Corten. Inicialmente, sua principal virtude era a possibilidade de construção de vagões ferroviários mais leves.
Inicialmente, não se percebeu que a vida útil do aço corten era significativamente maior do que a do aço convencional. Assim, somente no final da década de 50 é que esse tipo de material passou a ser adotado em outras construções, como em obras arquitetônicas.
A concentração de elementos nas ligas de aço corten causa um efeito de retardamento na corrosão. Isso porque a camada de superfície é capaz de se regenerar com o passar do tempo, desenvolvendo uma película protetora que impede que a ferrugem atinja o metal de base.
As condições climáticas têm influência direta nesse processo e em algumas situações, como em condições de umidade, o desgaste pode ser mais acelerado. Os usos mais comuns das ligas de aço corten são em estradas de ferro, esculturas, portas, portões, lareiras, fachadas, pontes, viadutos e edifícios.
Principais vantagens e possibilidades de uso do aço corten
A alta resistência à corrosão é, sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante do aço corten, mas ela não é a única digna de menção. Esse é um material com pouca necessidade de manutenção e de instalação simples e rápida – o que ajuda os construtores a poupar tempo na execução de uma obra.
Além disso, a alta resistência mecânica (relação resistência-peso) permite a utilização de seções mais leves. Se comparado aos itens confeccionados em aço comum, a durabilidade é maior. Por fim, há que se ressaltar seu aspecto estético diferenciado, com visual rústico, e o fato de ser um material 100% reciclável.
Algumas formas de utilização incluem:
Em resumo, podemos afirmar que o aço corten é uma opção das mais relevantes a serem consideradas em seu projeto ou empreendimento. Não deixe de conhecer mais detalhes sobre essa alternativa antes de finalizar o seu projeto!
0 Comentários